quarta-feira, 13 de julho de 2011

AMETISTA: LENDA E ORIGEM

A ametista é a variedade roxa do quartzo, muito usada como ornamento.

Segundo a lenda, foi criada quando o deus grego do vinho, Dionísio, ficou irado com os homens e jurou lançar tigres contra o primeiro ser humano que cruzasse a sua frente. Uma mulher chamada Ametista, que se dirigia ao templo da deusa grega Diana, surgiu e foi atacada pelos tigres. A deusa Diana teve piedade da mulher e transformou-a em cristal, para que ela não sentisse mais dor. Arrependido, Dionísio derramou vinho sobre o cristal, tornando-o violeta.

A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era o símbolo do "terceiro olho" dos místicos. Na antiguidade era usada por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.

Até o século XVIII, a ametista era tão valiosa quanto o diamante, mas a descoberta de abundantes jazidas no Brasil fez com que seu valor caísse bastante. Brasil, Uruguai e Madagascar são grandes produtores mundiais de ametista.

 Normalmente, a ametista encontra-se na natureza sob a forma de geodos ou drusas. Geodos são pedras ocas revestidas internamente por cristais de quartzo ou ametista. Drusas são agrupamentos irregulares de cristais sobre uma matriz.


Brinco dourado (5cm) com base laço, detalhes flores e gota Ametista. Super chic !!!
4 X 27,40
MILLANI CHILE
ESPAÇO ZONA SUL
R: Chile, 1101 lj 08
(16) 3620-8309
Jd Irajá

Nenhum comentário: